Estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades assumindo um caráter preventivo e terapêutico. O psicopedagogo nasceu da necessidade de atender as crianças com dificuldades na área da aprendizagem. Tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem, seus recursos diagnósticos, corretores e preventivos. Vários aspectos devem ser considerados na compreensão deste processo como: os afetivos, os cognitivos e os sociais, que interferem no aprender humano.
Busca investigar as possíveis dificuldades no processo educacional - observando os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos - e intervir de modo a remover ou minimizar as barreiras que impedem ou dificultam a aprendizagem. São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
O psicopedagogo, através da avaliação clínica, irá identificar possíveis problemas de aprendizagem analisando os aspectos cognitivos, afetivos, pedagógicos, corporais e sociais. Geralmente finaliza-se a avaliação entre 2 a 4 sessões.
Inicia-se com a entrevista inicial em que deixa-se a critério dos pais ou responsáveis vir neste primeiro momento, com ou sem a presença do seu filho. É coletado todo o histórico do sujeito, desde seu nascimento até sua idade atual. Investiga-se todo o seu desenvolvimento motor, escolar, social e emocional. Em alguns casos aplica-se questionários avaliativos para a família e a escola.
Nas demais sessões a participação dos pais não é necessária. O psicopedagogo utiliza na avaliação atividades lúdicas e diferentes instrumentos para compreender o processo de aprendizagem do indivíduo. Para isto, ele usará instrumentos de acordo com a necessidade para cada caso tais como: provas operatórias (Piaget), técnicas projetivas (desenhos), histórias, material pedagógico, testes, etc.
Em alguns casos é necessário o contato com a escola para finalizar a avaliação.
Para os adultos a avaliação é realizada somente com o interessado finalizando em menos sessões.
Na última sessão é dada a devolutiva aos pais podendo confirmar ou não as suspeitas de problemas de aprendizagem. Sugerem-se os atendimentos necessários e orientações familiares e escolares. Em alguns casos, podem-se identificar outros problemas indicando avaliações complementares com outros profissionais (psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, neuropsicólogo) a fim de confirmar ou investigar melhor o diagnóstico.
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
Ele intervém orientando os pais, os professores e ajuda o próprio indivíduo (ou grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista deste processo.
O atendimento poderá ser feito semanal podendo ser uma ou duas vezes por semana dependendo da necessidade do caso.
Durante os atendimentos são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando sua dificuldade.
Para isto, o psicopedagogo utiliza de vários recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador, argila e outras atividades oportunas. Através dessas atividades que o indivíduo adquire maturidade, aprende a ter limites, ganhar e perder desenvolve o raciocínio, autonomia, aprende a se concentrar e adquire maior domínio nas atividades escolares.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros. Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem. O profissional realiza visitas à escola trabalhando de forma conjunta com o(a) professor(a) e a equipe pedagógica.
No atendimento psicopedagógico a escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa, “perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.
A preocupação única do psicopedagogo é o resgate da aprendizagem. Deste modo é um facilitador do processo de ensino/aprendizagem.
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